Dois novos postos de drive-thru para a vacinação contra a covid-19 foram instalados e entrarão em funcionamento nesta segunda-feira (22). A Secretaria de Saúde do Distrito Federal diz que a medida visa melhorar o atendimento da população.

Os drives serão instalados no estacionamento do Estádio Bezerrão e na Administração Regional de Santa Maria. Os dois novos pontos de vacinação vão reforçar o processo de aplicação da segunda dose, iniciado no dia 8 de fevereiro.

“Os dois novos pontos de vacinação em drive-thru serão abertos para não sobrecarregar a demanda dos já existentes, tendo em vista que só os drive-thrus terão agendamento”, explica o secretário adjunto de Assistência, Petrus Sanchez.

No total são 13 postos de vacinação por drive-thru no Distrito Federal. A lista completa dos postos de vacinação pode ser consultada aqui.

Agendamento

Na última quinta-feira (18), a Secretaria de Saúde lançou ao site vacina.saude.df.gov.br, página na internet para o agendamento da segunda dose da vacina CoronaVac e mais uma medida para evitar longas filas e aglomerações. O site também possibilita o agendamento da vacinação para pacientes acamados. O passo a passo para fazer o agendamento pode ser acessado aqui.

Novas doses

A previsão dada pelo Ministério da Saúde é que cheguem novas doses da vacina contra Covid-19 na próxima terça-feira (23). No entanto, a Secretaria de Saúde não foi informada do quantitativo de doses que serão disponibilizadas para o Distrito Federal.

Somente após a confirmação do número de doses a serem recebidas será possível avaliar a ampliação do público-alvo. O estoque de seringas e agulhas está abastecido e não há risco de falta desses insumos para a vacinação.

Até o momento, o DF já recebeu 162.560 doses da vacina CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac -, e 41,5 mil doses da vacina Covishield – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.

Cerca de 5% do total de imunizantes recebidos são reservados tecnicamente para repor eventuais perdas.

A CoronaVac tem intervalo de aplicação entre as doses de 14 a 28 dias. Devido a isso, metade do quantitativo recebido é reservado para a segunda aplicação. Já com a vacina de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias. Devido a esse tempo, a recomendação do Ministério da Saúde foi que todas as doses desta vacina fossem utilizadas.

O DF possui em estoque 7.421 doses para aplicação da primeira dose e 61.755 para a vacinação da segunda. Mais informações podem ser obtidas na página Vacinômetro.

Com informações de Secretaria de Saúde

Fique por dentro do que acontece em Brasília

Receba atualizações semanais.

Relacionados

Ibaneis decretará lockdown total a partir desta sexta-feira (26)

Desta forma, todos os serviços não essenciais serão fechados no DF.

Gasolina, diesel e gás tem novo aumento nesta terça (02)

O litro da gasolina ficou R$ 0,12 mais caro (4,8%) e passou a custar R$ 2,60 para a venda às distribuidoras

com 97% dos leitos de UTI ocupados, saúde do DF entra em colapso

Os últimos dados informam que há 81 pacientes aguardando por uma vaga