Foto: Ádamo Dan/Sedes

Há 15 anos, quando pichava prédios e vias públicas, Alexandre Silva mal sabia que poderia fazer a diferença na vida das pessoas por meio de sua arte. Atualmente, Xande Joia, como é mais conhecido, estampa seus painéis em unidades de atendimento ao cidadão, levando mais cor a estruturas que, antes, tinham apenas o cinza concreto ou o branco gelo.

“Antes eu depredava o bem público, hoje eu colaboro com sua preservação e, mais que isso, deixo essas estruturas mais alegres por meio das cores”, conta o grafiteiro de Ceilândia.

Por meio de uma parceria com a Administração Regional do Recanto das Emas, Joia está colorindo a cidade. O artista já estampou desenhos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Unidade Básica de Saúde (UBS), em várias escolas e nos dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras), um deles recém-inaugurado no espaço do antigo CEU das Artes. Tudo de maneira voluntária, pedindo, no máximo, o material a ser utilizado nas obras.

As imagens do artista-plástico fazem parte da coletânea de desenhos para o Projeto Criança Feliz Brasiliense e a parceria com a administração é fundamental para concretização do sonho em transformar, por meio da pintura, a realidade das crianças da cidade. “Somente unindo forças com a sociedade seremos capazes de oferecer oportunidades iguais a todos”, garante o administrador Carlos Dalvan, que vê na parceria com Xande Joia um dos pilares para o sucesso do programa na cidade.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, o apoio de cada um para o desenvolvimento das ações estatais é de suma importância. “Esse exemplo dado pelo Xande mostra que as políticas públicas são diariamente construídas por nós. Tem de ser de maneira participativa, coletiva e colaborativa”, acredita.

Para quem quer aprender a arte de trabalhar com pinturas artísticas, Xande Joia convida para conhecer o Centro Cultural Espaço Criativo, atrás da Administração Regional de Ceilândia. “É lá onde ministramos vários cursos e oficinas de grafite e outras expressões artísticas. A maioria de maneira gratuita”, enfatiza o artista.

Serviço

Centro Cultural Espaço Criativo
(61) 98425-8226
@xandejoia, no Instagram

*Com informações da Sedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro do que acontece em Brasília

Receba atualizações semanais.

Relacionados

A importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

O setembro dourado chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce…

China confina cidade com 5 milhões de habitantes após detectar surto

Xiamen, no sudeste do país, registrou 32 novos casos da doença

Práticas de Reiki estão de volta ao parque Olhos D’Água

Atividade faz parte do projeto Conexão Verde do Instituto Brasília Ambiental