O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, neste sábado (31/7), que espera reduzir a idade contemplada na campanha de vacinação contra a Covid-19, para abranger pessoas com 25 anos “ou até menos”, nos próximos dias. A declaração foi publicada no Twitter pelo próprio titular do Palácio do Buriti, durante uma pausa na agenda oficial no Núcleo Bandeirante.

A redução da faixa etária será possível após o Ministério da Saúde atender à reivindicação do Governo do Distrito Federal (GDF) e incrementar os repasses previstos para a Secretaria de Saúde, com mais 292.055 doses extras de vacinas.

“Isso vai colocar a vacinação do Distrito Federal em dia com o resto do Brasil. E poderemos abaixar para 25 anos ou até menos nos próximos dias. Aguardamos um lote na quinta-feira e outro na outra semana. Preparem o braço!”, escreveu.

Doses escalonadas

De acordo com o governador, o quantitativo adicional será dividido em três etapas: a primeira delas, com cerca de 90 mil doses da Pfizer, foi liberada pela manhã; as outras 200 mil unidades previstas devem chegar nas próximas remessas.

“Fomos atendidos integralmente no nosso pleito de doses extras. As 90 mil de agora são antecipação das 290 mil. O Ministério da Saúde enviará, nas próximas duas pautas, 200 mil doses extras, além das ordinariamente previstas”, explicou o emedebista ao Metrópoles.

Antes da confirmação do governo federal, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) chegou a ingressar com ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para cobrar da União o incremento das remessas, visto que inúmeras categorias de servidores federais foram incluídos no plano de imunização sem a previsão inicial dentro da contabilidade de doses necessárias.

 

Via Metropoles

Fique por dentro do que acontece em Brasília

Receba atualizações semanais.

Relacionados

CPI instalada pela Câmara Legislativa do DF vai investigar maus-tratos a animais

Comissão foi estabelecida na terça-feira (14). Objetivo é analisar casos que tiveram destaque, e verificar crimes contra bichos na capital.

Doença “urina preta” pode estar relacionada a consumo de frutos do mar

Ministério alerta para o consumo dos produtos sem o selo de inspeção

Irmão de jovem que estava no acidente com 5 mortes na BR-040, descobre que irmão está vivo

Uma das vítimas do grave acidente na BR-040 ocorrido na última quinta-feira…